Área do Cliente

Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar – TISS

A ausência de normas e a complexidade envolvida na troca de informações entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde, assim como o investimento pouco expressivo em Tecnologia da Informação (TI) estimularam a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a elaborar o Padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar).

Esse padrão foi desenvolvido com base em normas nacionais e internacionais, e visa melhoria qualidade do atendimento, racionalizar custos e otimizar recursos existentes.

O Padrão TISS tem como premissa a interoperabilidade com os sistemas de informação em saúde preconizados pelo Ministério da Saúde. O Padrão TISS foi estabelecido, em 2007, como um padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar – referente à troca de informações administrativas e de atenção à saúde, entre operadoras de planos privados de assistência à saúde, prestadores de serviços de saúde, beneficiários de planos de saúde e a ANS. Ficaram dispensadas da adoção do Padrão TISS as operadoras de planos privados de assistência à saúde classificadas como administradoras de benefícios.

O padrão TISS está organizado em quatro componentes:

Conteúdo e Estrutura

O padrão de conteúdo e estrutura estabelece as informações administrativas e de atenção à saúde a serem trocadas entre operadoras de planos privados de assistência à saúde, prestadores de serviços de saúde e beneficiários de planos de saúde.

O padrão de representação de conceitos em saúde estabelece o conjunto de terminologias, códigos e descrições utilizados no padrão de conteúdo e estrutura.

O padrão de segurança e privacidade estabelece os requisitos mínimos para proteções administrativas, técnicas e físicas necessárias à garantia da confidencialidade das informações.

O padrão de comunicação estabelece os métodos de comunicação entre os sistemas de informação, bem como das transações eletrônicas.

Instruções TISS para o Referenciado Médico

Conforme determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa – RN nº 190, de 30 de abril de 2009, o Plame Saúde disponibiliza orientações sobre o processo de implantação do PADRÃO TISS.
Para orientação ao Padrão TISS, acesse o Manual Explicativo de Preenchimento de Guias.

Informações para dúvidas e esclarecimentos

Referenciado médico, clique aqui.

Coordenador TISS

Coordenador: IGOR PEREIRA AMORIM
Telefone: (21) 2607-9292
Email: sistemas@amigosaude.com.br

Suplente

Suplente: CARLOS EDUARDO GONÇALVES
Telefone: (21) 2607-9292
Email: sistemas@amigosaude.com.br

Faturamento Web Padrão TISS

O faturamento no PADRÃO TISS, contendo os registros dos atendimentos efetuados aos nossos beneficiários, deverá ser enviado pelo Portal Tiss no seguinte endereço:http://www.startiss.com.br/

Para instrução de utilização do Portal TISS, clique aqui.

Solicitação de Acesso

Nome do Solicitante

Código com a Operadora

Razão Social

CPF/CNPJ

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone para Contato

AP Contas

Aplicativo para prestadores de serviços do Plano Amigo.
Aplicação Web: http://www.startiss.com.br

Fale Conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Setor

Mensagem